Apresentação


O Departamento de Educação Física- DEF oferta o Curso de Graduação em Educação Física/Licenciatura da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. O DEF é vinculado ao Núcleo de Saúde - NUSAU da UNIR.

Atuamente congrega 14 docentes, que atendem prioritariamente (não exclusivamente) ao curso. A maior parte dos docentes são graduados em Educação Física, com cursos de Pós-Graduação em diversos níveis e áreas variadas. Atualmente o DEF conta com 10 doutores, 03 mestres e 01 especialista.

O DEF e órgão de apoio acadêmico a nível intermediário. Integra as funções de ensino, Pesquisa, extensão e administração dos docentes e técnicos administrativos lotados nesta unidade acadêmica.

O DEF atua no âmbito do ensino atendendo aos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Aperfeiçoamento da UNIR, mediante solicitação dos interessados, disponibilidade e apreciação do Conselho do Departamento. No âmbito da Pesquisa, desenvolve, apoia e fomenta projetos dos docentes  e dos acadêmicos. Todos os docentes do DEF atuam na área de ensino, nos cursos de Graduação e alguns também ministram disciplinas na Pós-Graduação, individualmente ou vinculados a grupos de pesquisa.

A maioria dos docentes atua na área de pesquisa, tanto em projetos próprios, quanto como orientador acadêmico de Trabalho Monográfico. A maioria das atividades de extensão desenvolvidas pelos docentes são consideradas como Projetos de Ensino, visto que são atividades levadas à comunidade, pelos acadêmicos (sob orientação dos docentes), como trabalhos avaliativos das distintas disciplinas oferecidas no curso.

O Curso de Graduação em Educação Física da UNIR busca formar profissionais de Educação Física com título em licenciatura, habilitados para atuarem nos campos do ensino escolar e não escolar, integrando-se ao processo educativo e a sociedade na qual esta inserido.

Desde sua criação o curso passou por cinco reformulações curriculares. Atualmente, uma comissão do DEF desenvolve estudos para mais uma reforma do curso em questão.

Características Gerais do Curso de Educação Física da UNIR:

O curso tem como objetivo geral habilitar/formar profissionais com uma sólida formação geral e específica aliada a uma capacidade de análise e reflexão que permita relacionar o saber, ao saber fazer e ao saber explicar – o fazer a partir da compreensão do para que fazer e da articulação sobre “o que”, “como”, e “para que”ensinar embasada em informações e conhecimentos sobre as diferenças individuais e a natureza socioeconômica, cultural, étnica e política da realidade brasileira.

Pretende capacitar profissionais da área de Educação Física em competências e habilidades que envolvem aspectos técnicos instrumental a partir de atitude crítica através de reflexão, senso de responsabilidade, iniciativa e aprofundamentos constante de seus conhecimentos gerais e específicos, trabalho em equipe, autonomia tudo numa visão ampla e multidisciplinar fundamentada em sólidos conhecimentos de Educação Física que lhe possibilite atuar em vários setores da sociedade.

É direcionado para a formação em Licenciatura em Educação Física.

A duração mínima do curso e de 04 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres letivos.

A Grade Curricular consta de disciplinas de caráter obrigatório e aquelas classificadas como eletiva, de disciplinas que envolvem uma formação básica dos futuros profissionais, outras que se dedicam a formação específica e aquelas do âmbito da formação pedagógica.

É obrigatório como Trabalho de Conclusão de CursoTCC, a apresentação de Monografia. O referido trabalho é individual. Sua elaboração está prevista na grade curricular.

Como uma disciplina (TCC) integralizada, que tem como pré-requisito a disciplina Elaboração de Projeto de Pesquisa.

O Curso regular de Educação Física da UNIR, funciona no Campus de Porto Velho. Conta atualmente com 200 alunos distribuídos em 4 (quatro) semestres acadêmicos.

 

“Qualidade sustenta o crescimento” – ISMAI – PT