Histórico


O Departamento de Educação Física - DEF da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR,  foi criado em 1987 para congregar os docentes da área de Educação Física, lotados na época, no Departamento de Ciências Biomédicas, ao tempo em que modernizar a Sistemática de ensino e melhorar a operacionalidade administrativa no tocante ao Curso de Educação Física da  instituição.

O Curso de Graduação em  Educação Física da UNIR, vinculado ao DEF, é oriundo do curso de Licenciatura Curta em Educação Física  criado pela UFPa através do seu núcleo na cidade de Porto Velho. Com a criação da Fundação Universidade Federal de Rondônia em 1982, o curso em questão  teve a sua incorporação nesta Instituição de Ensino Superior.

O primeiro Curso de Licenciatura curta em Educação Física da UFPa, através do seu Núcleo em Porto Velho, foi oferecido em 1980. Em 1982, logo após a transformação do Território em Estado (em 1981) uma nova turma  foi constituída. O curso oferecido nesta época apresentava em seu currículo componentes altamente técnicos numa abordagem tradicional, com predominância na área biomédica.

Neste contexto, os aspectos pedagógicos representavam uma pequena parcela nos seus conteúdos, o que veio a influenciar fortemente a estrutura curricular do curso implantado posteriormente na UNIR.

O Curso de Licenciatura Plena da UNIR foi autorizado a funcionar pela Portaria n 04 CD de 03 novembro de 1982. No primeiro vestibular foram inscritos  223 candidatos que concorreram a 40 vagas.

O curso iniciou seu funcionamento com a primeira turma em 1983 em regime seriado.

Apesar de ter sua autorização para funcionamento em 1982, o curso só foi reconhecido pelo Ministério da  Educação e Cultura-MEC, em 13 de agosto de  1987 através da Portaria 461, publicada no Diário Oficial da União em 17/08/87.

Na Documenta (319) Brasília, julho de 1987, foram aceitos os docentes abaixo relacionados com as respectivas disciplinas  para comporem o  quadro do Curso de Educação Física da UNIR por demonstrarem  qualificação mínima, sob forma de curriculum vitae para atuarem no referido curso:

1.Anita Buego Costa – Didática Geral/ Prática de Ensino de Educação Física

2.Ary Miguel Teixeira Ott – Antropometria

3.Ageu Rosa de Lima – Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1o e 2o Graus

4.Alcimar chaves de Melo – Voleibol/Evolução e Funcionamento da E. F.

5.Célio Jose Borges – Educação Física Infantil

6.Gerson Rodrigues sobreira – Basquetebol

7.Ivete de Aquino Freire – Organização e Administração Esportiva

8.João Bernardino de Oliveira Neto – Recreação e Ginástica Geral

9.João Rosa Vieira – Cinesiologia e Biometria

10.Manoel Luiz Meto – Métodos e Avaliação em Educação Física/Futebol de Campo

11.Mardilher Ramalho Ribeiro – Handebol/Ginástica Artística

12.Ricardo Faria Santos Canto – Recreação

13.Romilson de Lima Nunes – Atletismo

14.Walmir Miranda Vitorino -  Natação/Futebol de Salão

15.Helmany de Castro Sidrim – Higiene/Fisiologia

16.Luiz Carlos Cavalcante de Albuquerque – Psicomotricidade

 

1.Luciano Luccas – Folclore

2.Homerval Ribeiro Teixeira – Sociologia

3.Cláudio Emerson Guimarães Dutra – Estudo dos Problemas Brasileiros

4.Bolívar Marcelino – Língua Portuguesa

5.Humsilda Maria de Oliveira Amorim – Metodologia Científica

6.Francisca Francinete dos Santos Perdigão – Metodologia Científica

7.Ary de Macedo Junior – Socorros Urgentes/ Anatomia

8.Ana Amélia Peixoto Boichio – Biologia Geral

9.Isaura Gomes de Souza – Língua Portuguesa

10.Yung Fong – Psicologia da Educação

11.Jose Marcelo Farias – Estatística

12.Ary de Macedo Junior – Socorros Urgentes/ Anatomia

Na época da criação do curso os professores de Educação Física eram lotados no departamento de Ciências Biomédicas. Posteriormente, após o reconhecimento do curso  e a partir de um Projeto  e solicitação dos profissionais desta  área, os mesmos foram vinculados a uma unidade acadêmica específica, que congregaria os docentes com formação em Educação Física.

Trata-se do Departamento  de Educação Física-DEF. Com a criação do DEF, estes  passaram a integrar o departamento correspondente a sua  formação. Historicamente o Curso de  Educação Física e  o departamento que congrega os docentes desta área de ensino  estiveram vinculados  ao Núcleo de  Educação da UNIR. Em 1997, por solicitação do Conselho do DEF.

O departamento em questão passou a integrar o Núcleo de Saúde apesar de manter sua característica como licenciatura.